Carregar documentos

É possível incluir documentos em uma biblioteca através do módulo de Carregar documentos. Ao acessá-lo, o usuário poderá selecionar os arquivos que devem ser guardados no documento além de preencher os seus campos indexadores com os valores desejados. Também é possível acionar a webcam do usuário para tirar fotos, incluindo-as na composição do documento.

Os campos do documento poderão ser preenchidos pelo usuário ou poderão ser automaticamente preenchidos no Orquestra ECM, utilizando a tecnologia de OCR.

Para consultar todas as funcionalidades disponíveis no módulo verifique os tópicos abaixo:


Como carregar um documento

O usuário poderá acessar o módulo de Carregar documentos das seguintes formas:

  • Barra superior: durante a navegação no sistema o usuário sempre poderá visualizar a barra superior. Nela existe o menu Novo e, dentro dele, o usuário poderá incluir documentos em uma biblioteca ao escolher a opção Carregar documento:


Caso o usuário possua acesso à mais de uma biblioteca poderá ser exibida uma listagem de todas as bibliotecas que o usuário possui permissão para incluir documentos:


Ao selecionar uma das bibliotecas o usuário será redirecionado para o módulo de carregamento de documentos.

  • Consulta de documentos de uma biblioteca: caso o usuário tenha realizado a consulta dos documentos armazenados em uma biblioteca e não tenha encontrado o documento desejado, ele poderá efetuar a sua inclusão clicando no botão Novo e escolhendo a opção Carregar documento apresentada no menu:


Independentemente da forma de acesso ao módulo (menu superior ou via acesso direto à biblioteca), o módulo de Carregar documentos será apresentado:


↑ Voltar para o topo

Carregando documentos em uma biblioteca

Somente é possível realizar a inclusão de documentos em uma biblioteca caso o mesmo possua algum arquivo, podendo ser este alguma imagem, apresentação, planilha, documento de texto, entre outros tipos. Também é possível configurar para que seja exibido um formulário com alguns dos campos da biblioteca, conforme definido pelo administrador do sistema.

Após selecionar os arquivos que devem ser armazenados no documento e preencher os campos desejados, clique no botão "Salvar". Automaticamente o documento será incluído na biblioteca do Orquestra ECM, estando disponível para consulta.

Selecionando a origem dos arquivos

Os arquivos adicionados à um documento podem ter diversas origens, como arquivos salvos no computador do usuário, no módulo de Meus documentos ou imagens capturadas pela webcam. Também é possível selecionados arquivos armazenados em mais de um local, como selecionar um arquivo salvo na máquina do usuário e tirar uma foto pela webcam.

Veja abaixo mais detalhes sobre as formas de inclusão de arquivos ao documento:

  • Carregar: esta opção permite que o usuário inclua no documento arquivos que estejam salvos em seu computador. Após selecionar os arquivos, preencha os campos desejados e clique em Salvar para armazenar o documento na biblioteca.


  • Meus documentos: ao escolher essa opção o usuário poderá selecionar arquivos que tenham sido salvos nos Meus documentos do usuário. Após selecionar os arquivos, preencha os campos desejados e clique em Salvar para armazenar o documento na biblioteca.

  • Câmera: esta opção permitirá que o usuário tire fotos utilizando a sua webcam. O usuário poderá capturar quantas imagens desejar. Após tirar as fotos desejadas, preencha os campos desejados e clique em Salvar para armazenar o documento na biblioteca. As imagens capturadas estarão no formato .png.

  • Arrastar arquivos: caso os arquivos que irão compor o documento estejam salvos no computador do usuário, eles poderão ser arrastados para a janela onde o Orquestra ECM está sendo acessado. Após este procedimento, preencha os campos desejados e clique em Salvar para armazenar o documento na biblioteca.

↑ Voltar para o topo

Carregamento parcial de documentos

O carregamento parcial de documentos é uma opção muito utilizada em situações onde o usuário seleciona uma grande quantidade de arquivos que farão parte de documentos diferentes. Assim, é possível selecionar apenas alguns arquivos, preencher os campos do formulário e efetuar o encerramento do documento.

Após o encerramento  o módulo permanecerá aberto com os campos preenchidos e com os demais arquivos selecionados. Somente os arquivos que já foram inclusos no documento anterior serão removidos da listagem.

O usuário poderá criar quantos documentos desejar, até que não exista mais nenhum arquivo pendente de encerramento.


↑ Voltar para o topo

Carregamento automático de documentos

Também é possível efetuar o carregamento automático de documentos em uma biblioteca. Indicamos o uso dessa funcionalidade para situações onde o usuário não deverá efetuar o preenchimento de campos, realizando apenas a operação de selecionar os arquivos que farão parte de documento.

Quando essa configuração está ativa, logo após o usuário selecionar os arquivos que irão compor o documento, o mesmo será automaticamente carregado para a biblioteca, sem que o usuário precise clicar no botão de Salvar.

Atenção! Para que o carregamento automático funcione, é necessário que o administrador do sistema tenha realizado a devida configuração na regra de negócio do módulo de Importação.

Essa funcionalidade aliada à extração de texto em imagens e o autopreenchimento de campos com expressões regulares é uma poderosa ferramenta para a inclusão de documentos em uma biblioteca com o preenchimento automático dos campos do formulário, eliminando a necessidade do usuário realizar a digitação do seu conteúdo.

↑ Voltar para o topo

Extração de texto em imagens e autopreenchimento de campos

Quando os campos do documento serão preenchidos com o mesmo conteúdo presente nos arquivos e estes arquivos são imagens, é possível utilizar a funcionalidade de extração de texto (também conhecida como OCR) e sugestão de preenchimento em campos.

Atenção! Para que a extração de texto e o autopreenchimento sejam apresentados, é necessário que o administrador do sistema tenha realizado a devida configuração na regra de negócio do módulo de Importação.

Para um bom uso desta funcionalidade, recomendamos que a imagem selecionada tenha o texto nítido e siga as seguintes boas práticas para melhorar a sua qualidade:

  • Resolução em 300 DPIs;
  • A imagem deve estar em tons de cinza (coloração);
  • Alinhamento do texto na horizontal;
  • Fundo da imagem com o texto deve estar limpo.

Quando a extração de texto estiver habilitada, ao inserir uma imagem, será exibido um quadrado abaixo do visualizador, com o conteúdo textual extraído (caso a imagem possua textos ou o motor do OCR reconheça o texto). Ao mesmo tempo, os campos do tipo texto presentes no formulário receberão a funcionalidade de autopreenchimento: ao iniciar a digitação de uma palavra serão apresentadas sugestões de texto para o preenchimento, de acordo com o conteúdo textual reconhecido na imagem que está sendo visualizada.


A extração de texto juntamente com o uso de expressões regulares também permite que os campos sejam automaticamente preenchidos, sem que o usuário precise iniciar a digitação do seu conteúdo; entretanto, é necessário efetuar algumas configurações no módulo, conforme descrito neste artigo.


Esta funcionalidade não é suportada em campos do tipo texto configurados para dupla digitação. Além disso, o texto extraído das imagens não será automaticamente salvo no banco de dados ao salvar um documento numa biblioteca. Para que isso aconteça é necessário ativar o serviço de Indexação de conteúdos.

O recurso nativo de OCR pode ser configurado de acordo com este procedimento.

Também é possível configurar para que o OCR das imagens seja realizado utilizando a API do Google Vision, ao invés do recurso nativo disponível na ferramenta. Para mais detalhes sobre a configuração clique aqui.

↑ Voltar para o topo

Manipulando arquivos importados

Quando/enquanto um arquivo é importado, é possível realizar as seguintes manipulações:

  • Cancelar carregamento: enquanto os arquivos estão sendo carregados, abaixo da listagem de arquivos é exibida uma barra com o progresso do upload. Ao clicar no ícone de X (ao final da barra) o upload do arquivo será cancelado.


  • Renomear arquivo: após o upload do arquivo ter sido completado o seu nome será apresentado na listagem de arquivos. Ao clicar no ícone em formato de lápis será possível alterar o seu nome.

  • Excluir arquivo: após o upload do arquivo ter sido finalizado o seu nome será apresentado na listagem de arquivos. Ao clicar no ícone em formato de X será possível removê-lo da listagem e, assim, o arquivo não estará disponível para inclusão no documento.

↑ Voltar para o topo

Extensões suportadas para visualização

Este módulo possui suporte para exibição das extensões mais comuns de arquivos. Quando uma extensão não é suportada, é exibido um aviso para o usuário, juntamente com a opção de realização de download do arquivo.

As extensões suportadas para visualização são:

  • Imagens: .bmp, .gif, .jpeg, .jpg, .png, .tif, .tiff;
  • Documentos: .doc, .docx, .htm, .html, .odp, .ods, .odt, .pdf, .ppt, .pptx, .rtf, .txt, .wpd, .wps, .xls, .xlsb, .xlsx, .xml1, .xps;
  • Áudio: .mp3, .wav2;
  • Vídeos: .mp4, .ogv, .webm;
  • Demais: os demais arquivos podem ser armazenados no Orquestra ECM, porém, sua visualização não é suportada.

1 São suportados XMLs de notas ficais e notas fiscais de cancelamento.

2 Arquivos de áudio do tipo .wav não podem ser reproduzidos no Internet Explorer.


↑ Voltar para o topo

Funcionalidades disponíveis no módulo

Confira abaixo as funcionalidades disponíveis no módulo:

Atenção! A exibição de cada uma das funcionalidades dependerá das permissões de acesso que o usuário possui.
Funcionalidades disponíveis no acesso ao módulo.

OpçãoFunção
1Biblioteca: informações sobre a biblioteca que está sendo acessada;
2Arquivos: listagem de arquivos que podem compor o documento;
3Formulário: listagem de campos da biblioteca disponível para preenchimento;
4Barra de ferramentas: contém algumas funcionalidades para otimizar a visualização dos arquivos;
5Visualizador: apresenta a visualização do arquivo selecionado;
6Extração de conteúdo: apresenta o texto extraído da imagem exibida no visualizador.

Informações sobre bibliotecas.

OpçãoFunção
1Voltar: permite retornar para a listagem de bibliotecas que o usuário possui acesso;
2Nome da biblioteca: nome da biblioteca que está sendo visualizada.

Seleção de arquivos e listagem de arquivos selecionados.

OpçãoFunção
1Carregar: permite selecionar um arquivo que está salvo no computador do usuário para compor o documento;
2Meus documentos: permite selecionar um arquivo que está salvo nos Meus documentos do usuário para compor o documento;
3Câmera: aciona a webcam do usuário, permitindo que o mesmo tire algumas fotos para compor o documento;
4Seleção de arquivo: permite selecionar os arquivos que serão incluídos no documento;
5Miniatura: apresenta um ícone representando a extensão do arquivo;
6Nome do arquivo: apresenta o nome de cada arquivo selecionado para compor o documento;
7Renomear: permite renomear o arquivo;
8Excluir: exclui o arquivo da listagem, fazendo com que o mesmo não seja incluído no documento a ser criado.

Exibição de campos da biblioteca.

OpçãoFunção
1Campo: apresenta o título do campo (também chamado de indexador);
2Valor preenchido: apresenta o valor preenchido para o campo (também chamado de indexador);
3Salvar: salva o documento na biblioteca;
4Limpar: limpa o conteúdo preenchido nos campos do formulário.

Funcionalidades disponíveis na barra de ferramentas.

OpçãoFunção
1Primeiro arquivo: apresenta o primeiro arquivo do documento;
2Arquivo anterior: apresenta o arquivo anterior ao que está sendo visualizado;
3Informar arquivo: permite informar o arquivo que se deseja visualizar, além de exibir o total de arquivos selecionados;
4Próximo arquivo: exibe o arquivo seguinte do que está sendo visualizado;
5Último arquivo: apresenta o último arquivo selecionado para visualização;
6Rotacionar para a esquerda: caso esteja sendo visualizada uma imagem, é possível rotacioná-la quantas vezes desejar para o lado esquerdo (sentido anti-horário);
7Rotacionar para a direita: caso esteja sendo visualizada uma imagem, é possível rotacioná-la quantas vezes desejar para o lado direito (sentido horário);
8Zoom de área: caso esteja sendo visualizada uma imagem, é possível selecionar um trecho da mesma, ampliando com o zoom o pedaço selecionado;
9Auto focus: caso o zoom por área esteja ativo, é possível clicar neste ícone e retornar o cursor do mouse para uma seta;
10Mais zoom: aumenta o zoom em imagens;
11Menos zoom: diminui o zoom em imagens;
12Ajustes de imagem: exibe um menu com algumas funcionalidades que permitem ajustar a exibição da imagem em tela;
12.1Valores fixos para zoom: permite selecionar um valor fixo que será aplicado ao zoom da imagem;
12.2Ajustar horizontalmente: permite ajustar o tamanho de imagens horizontalmente, até atingir a extremidades laterais direita e esquerda do visualizador;
12.3Ajustar verticalmente: permite ajustar o tamanho de imagens verticalmente, até atingir as extremidades superior e inferior do visualizador;
12.4Ajustar à janela: permite ajustar o tamanho de imagens. A imagem será expandida até atingir a extremidade (superior/inferior ou laterais) mais próxima.

Reconhecimento de texto em imagens.

OpçãoFunção
1Texto extraído: apresenta o texto extraído da imagem que está sendo visualizada;
2Ajuda: ajuda caso exista algum problema no texto extraído das imagens;
3Status da extração: apresenta o status da extração do texto da imagem (extraindo texto ou texto extraído)

↑ Voltar para o topo