Importante

Esse manual é específico das versões anteriores e legadas dos produtos Orquestra BPMS 3 e Orquestra ECM 2.

Para o novo produto Zeev, acesse kb.zeev.it. Para o novo produto Zeev docs, kb.zeev.it/v/docs.

Campo do Tipo Componente Externo

O campo do tipo "Componente Externo" é uma poderosa ferramenta de extensão do Orquestra BPM. Esse campo possibilita que você coloque formulários desenvolvidos em outros sistemas ou plataformas dentro da tela de execução de processos do Orquestra BPM.

Para criar um campo desse tipo, você deverá selecionar a opção "Componente Externo" durante a criação de um novo campo do formulário.

Ao contrário dos demais tipos de campos do formulário, com esse tipo você será convidado a definir a URL do componente externo. Essa URL poderá ser qualquer endereço na Internet ou em sua rede Interna. Uma vez adicionado ao formulário, ele se comporta como um campo qualquer, podendo ser movido para cima ou para baixo ou ter suas propriedades alteradas.

Na execução

No momento de configurar esse campo dentro de uma atividade de instrução ou aprovação, uma regra será diferente. O campo do tipo componente externo não possui uma visão "somente consulta", comum aos demais campos. Por isso, para habilitar o campo na execução, você deverá torná-lo visível e editável.

Com isso feito, o sistema externo irá aparecer na tela de execução de atividades.

Exemplo real

Veja o exemplo abaixo:

Todo o conteúdo dentro da caixa vermelha, na verdade, é um sistema desenvolvido totalmente externo ao Orquestra BPM. Esse sistema possui uma URL que está sendo chamada por um campo do tipo componente externo. Note que, por questões de usabilidade, o sistema externo foi desenvolvido utilizando-se de visual similar ao Orquestra BPM, tornando-se assim mais amigável ao usuário final. Esse sistema externo possui recursos avançados e consultas a banco de dados complexas, que não poderiam ser feitos nativamente no Orquestra BPM utilizando de recursos sem programação.

Todo o conteúdo do componente externo pode ser desenvolvido em qualquer linguagem de programação para a WEB, seguindo os seus próprios padrões de desenvolvimento. As informações preenchidas e registradas no componente externo devem ser salvas em tabelas de banco de dados gerenciadas por você.

Comunicação entre sistemas

Quando estamos falando de dois sistemas integrados visualmente, é essencial que esses sistemas troquem informações. O sistema do componente externo precisa saber, por exemplo, qual é o nome do usuário que está logado no Orquestra BPM. Para isso, junto a URL do componente externo, o Orquestra BPM adiciona informações sobre o contexto de uso da ferramenta, de forma criptografada. Consulte os manuais técnicos da ferramente para verificar como o seu sistema pode capturar essa informações.