Devolver processo

Devolver processo significa finalizar a atividade atual e retornar o processo para uma atividade passada já executada. Esse recurso pode ser utilizado quando um ator observa inconsistência no processo e não há mapeado, no fluxograma, uma regra padrão de devolução.

Quem pode devolver processos:

  1. Usuários com perfil de "Administrador de Processos"
  2. Usuários com perfil de "Administrador de Processos" que estejam personificando um outro usuário
  3. Usuários que pertençam a um GRUPO que possui acesso ao módulo de "Devolver processos"
  4. Todos os usuários responsáveis por uma determinada tarefa se essa possui marcada explicitamente a opção "Ator pode devolver processo para tarefa anterior"

Ao devolver um processo:

  1. Sua tarefa atual é finalizada;
  2. A tarefa passada selecionada é reaberta, com novo prazo para conclusão

Para devolver um processo:

  1. Ao final da tela de execução de uma atividade, clique no botão "Mais opções"
  2. Selecione a opção "Devolver processo"

Uma nova tela será aberta:

  1. Selecione a atividade para onde o processo pode ser enviado. Somente são listadas as atividades já executadas antes;
  2. Digite uma mensagem explicitando o motivo de sua ação;
  3. Clique no botão "Devolver"

Cuidados

Atenção, leia atentamente os itens abaixo

Essa funcionalidade está sendo disponibilizada em formato BETA, e seu comportamento poderá ser modificado, excluído ou incrementado em versões futuras, conforme feedbacks.

Nesse momento, é importante atentar para as seguintes regras de uso desse recurso:

  1. Caso o seu processo possua tarefas de script  ou tarefas de serviço avalie atentamente desmarcar a opção "Permitir mais de uma execução a cada instância" dentro da configuração dessas atividades. Imagine por exemplo que uma atividade desse tipo é utilizada para conectar em um webservice e realizar um pagamento. Liberando o uso do recurso de "devolver processo", é possível que o processo seja retornando para um momento anterior a essa integração e, nesse momento, a integração seja realizada novamente o com isso ocorra um pagamento duplo. Nesse cenário, você deveria desmarcar a opção "Permitir mais de uma execução a cada instância". Ao desmarcar essa opção, caso a instância do processo já tenha executada essa integração antes, não irá executar novamente e pulará automaticamente para a próxima atividade.
  2. Se o seu processo possui elementos paralelos ou execuções em paralelo, avalie NÃO utilizar ou habilitar o recurso de devolver processo. Ocorre que, em ocorrendo execuções em paralelo, caso você retorne para uma atividade anterior, o outro braço do processo em paralelo não irá retornar. Com isso, é possível que, ao atingir o elemento paralelo novamente, as tarefas seguintes sejam executadas de maneira repetida, ocorrendo sobreposição de atividades. Infelizmente não há opções de remediação nesse caso;