Regras para reconhecimento de códigos de barras

Durante a digitalização dos lotes, quando ocorre o reconhecimento de um código de barras é feito o que chamamos de "quebra automática do documento", o que significa que é criado um novo documento contendo alguns arquivos. Quando um novo código de barras é identificado durante a digitalização, ocorre uma nova quebra de documentos e assim sucessivamente.

Para o reconhecimento dos códigos de barras é possível informar regras para quebra, onde um bloco de documentos cujo código de barras começa, contém ou termina por uma determinada sequência de caracteres pode ser excluído. Também é possível fazer a atribuição de valor padrão a um campo ou desconsiderar determinados códigos reconhecidos. A configuração desses procedimentos serão descritos abaixo.

Observações: As configurações descritas abaixo são habilitadas somente quando utilizada a digitalização de lotes.

Para obter detalhes de todos os recursos da digitalização de lotes e código de barras clique aqui.


↑ Voltar para o topo

Acessando a configuração

Acesse as configurações da regra de negócio Capturar scanner. Em seguida, clique na aba Código de barras. No final da página será apresentado o bloco Quebra de documentos por código de barras:


Ao adicionar ou editar uma regra será apresentado o seguinte formulário:


1. Nome: Nome da regra a ser criada.

2. Regra:

  • Inicia com: Esta regra será aplicada quando identificado códigos de barras que inciam com o valor preenchido no campo "Argumento".
  • Contém: Esta regra será aplicada quando identificado códigos de barras que contém o valor preenchido no campo "Argumento".
  • Termina com: Esta regra será aplicada quando identificado códigos de barras que terminam com o valor preenchido no campo "Argumento".
  • Expressão regular: Esta regra será aplicada quando identificado códigos de barras que respeitam a expressão regular preenchida no campo "Argumento".
3. Argumento: Este campo recebe o valor/trecho textual/numérico ou expressão regular que deverá ser identificado no código de barras.  Este campo é case sensitive, ou seja, distingue letras maiúsculas de minúsculas e a sua configuração deve ser feita com os mesmos caracteres presentes no código de barras.

4. Descartar documentos que se enquadram nessa regra: Ao marcar esta opção, os documentos que possuem códigos de barras que se enquadram na regra configurada nos campos "Regra" e "Argumento" serão descartados juntamente com seus arquivos.

5. Campos da regra: Aqui é possível configurar valores que os campos da biblioteca receberão automaticamente quando o código de barras se enquadrar na regra configurada. Também será apresentada a listagem de campos cadastrados, com os respectivos valores:

  • Campo: Selecione o campo da biblioteca que deseja preencher automaticamente.
  • Valor: Preencha o valor que o campo selecionado receberá. Se o campo possuir lista, por exemplo, deve-se preencher o ID deste valor.
  • Descrição: Preencha a descrição do valor que será exibido no campo selecionado. Se o campo possuir lista, por exemplo, deve-se preencher a descrição do código (preenchido no campo "Valor").

6. Botões:

  • Adicionar: Este botão possui a função de adicionar os campos da regra.
  • Cancelar: Cancela a configuração dos campos da regra.
7.  Adicionar: Adiciona a regra configurada.

É possível criar diversas regras de reconhecimento de código de barras, para códigos de barras diferentes.
Para o melhor funcionamento, é recomendado que cada código de barras possua apenas uma regra de reconhecimento.
Se a regra de reconhecimento possuir configurações para o preenchimento automático de campos do formulário, o preenchimento automático ocorrerá após o encerramento do documento no módulo de Capturar scanner.

↑ Voltar para o topo

Configurando regra para reconhecimento de código de barras

Uma das configurações disponíveis para a regra de reconhecimento de código de barras é possibilitar que, ao reconhecer um documento que possua um código de barras que comece/contenha/termine com uma determinada sequência de caracteres, seja criado um novo documento que contenha os arquivos subsequentes digitalizados, até que um novo código de barras sejam reconhecido e origine outro documento.

Ao configurar para que a quebra de documentos seja feita por um código de barras, a mesma só ocorre quando o código de barras contenha a sequência de caracteres definida na regra. Caso os arquivos digitalizados contenham códigos de barras que não se encaixem na regra, os mesmos serão ignorados no reconhecimento.

Ao criar uma nova regra será carregado o modal de regras para quebra de documentos por códigos de barras. Preencha com os valores desejados. Caso deseje adicionar um valor padrão à um campo, selecione o campo desejado, preencha com um valor e clique em Adicionar:


Atenção! O campo Argumento é case sensitive, ou seja, distingue letras maiúsculas de minúsculas. É muito importante que a configuração deste campo seja feita com os mesmos caracteres presentes no código de barras.

Valor configurado para o campo será adicionado à listagem de configurações da regra. É possível informar apenas 1 valor padrão por campo, por regra.


Após realizar todas as configurações desejadas, clique em Adicionar para criar a regra de reconhecimento. Não se esqueça de salvar as configurações da regra de negócio para que as configurações sejam aplicadas no módulo de Capturar scanner.

Como resultado desta configuração, ao realizar a digitalização pelo módulo de Capturar scanner, ocorrerá a quebra (ou separação) de documentos baseadas apenas nos códigos de barras configurados para reconhecimento. Caso exista entre as imagens algum código de barras com valor diferente do configurado, a quebra do mesmo em um novo documento não será realizada e os arquivos passarão a integrar o documento anterior.

Atenção! Se a regra de reconhecimento possuir configurações para o preenchimento automático de campos do formulário, este preenchimento só ocorrerá após o encerramento do documento.
Atenção! Quando a configuração da regra de reconhecimento possui um valor padrão configurado para um campo, mesmo que o campo seja preenchido durante a captura, após o encerramento este valor será substituído pelo valor configurado na regra.

Ao visualizar a listagem de documentos armazenados em uma biblioteca, os campos em que foram definidos valores padrão estarão preenchidos com o conteúdo informado na configuração da regra de reconhecimento:


↑ Voltar para o topo

Configurar regra de descarte de documentos

O Orquestra ECM também permite que documentos que contenham determinado código de barras sejam descartados, não sendo armazenados na biblioteca. Isso é feito sempre que um determinado código de barras seja reconhecido.

Para o descarte ocorra é preciso criar e configurar uma regra de reconhecimento de código de barras que esteja habilitada para realizar o descarte.

Ao criar uma regra de reconhecimento para esta finalidade, preencha os campos Nome, Regra e Argumento. Além disso, marque a opção Descartar documentos que se enquadram nesta regra. Após efetuar as configurações, clique em Adicionar para que a regra seja salva. Não se esqueça de salvar as configurações da regra de negócio para que as configurações sejam aplicadas no módulo de Capturar scanner.


Repare que no exemplo acima foi configurado para descartar documentos que contenham código de barras que incie com o valor REMOVE. O Orquestra ECM irá descartar/excluir o documento e seus respectivos arquivos, que for criado a partir do código de barras configurado para descarte (REMOVE).

Atenção: O campo Argumento é case sensitive, ou seja, distingue letras maiúsculas de minúsculas. É muito importante que a configuração deste campo seja feita com os mesmos caracteres presentes no código de barras.

Após salvar as configurações, a regra de descarte será adicionada à listagem de regras de reconhecimento configuradas:


No exemplo acima foram configuradas duas regras diferentes para a biblioteca:

  • A primeira regra reconhece os códigos de barras que começam por "SML" e realizam o preenchimento automático de um dos campos da biblioteca (campo "Organização");
  • A segunda regra realiza o descarte dos documentos que contenham um código de barras que comece pelo valor "REMOVE".

Ao acessar o módulo Capturar Scanner e realizar a digitalização, o documento com o código de barras SML deverá ser reconhecido e apresentado ao usuário, enquanto o documento com o código de barras DESCARTE deverá ser removido e não será apresentado ao usuário. No exemplo abaixo, foram utilizados arquivos de exemplo para evidenciar o carregamento de documentos que se enquadram em cada uma das regras de reconhecimento configuradas:


Após digitalizar/importar os arquivos que contém os códigos de barras configurados nas regras de reconhecimento, observe que foi criado um documento a partir do arquivo que possui o código habilitado para reconhecimento (que inicia com o valor SML). O documento que contém o código de barras REMOVE, foi descartado juntamente de seus arquivos e não será armazenado na biblioteca após o encerramento:


Após encerrar o documento e consultar a biblioteca, é possível ver o documento indexado. Nele, o campo "Organização" também receberá o valor padrão "SML Brasil", configurado na regra de negócio de reconhecimento de código de barras:


Ao visualizar o documento, note que foi preenchido no campo "Código de barras" o valor código de barras reconhecido durante a digitalização (no caso, o valor "SMLBRASIL"):


Atenção: Quando uma determinada regra possui um valor padrão configurado para um campo, mesmo que o campo seja preenchido durante a Digitalização, este valor será substituído pelo valor configurado na regra.

↑ Voltar para o topo