Regras de negócio - Procedimentos Padrão

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O que são as Regras de negócio?

As Regras de negócio permitem realizar a configuração de campos, botões, scripts, entre outras informações relacionadas com os módulos e serviços do Orquestra ECM.

São no total 13 regras de negócio, sendo que 8 refletem diretamente a aparência dos módulos operacionais que são visualizados pelos usuários e 5 são executadas em background, onde dependem de um windows service para funcionar.

Alguns procedimentos, como criação, ativação, exclusão, configuração, entre outros, são padrão para todas as regras de negócio e o modo como realizá-los pode ser consultado abaixo.

Como criar uma Regra de negócio?

No menu a esquerda do Orquestra ECM, no nível Administração acesse o módulo Regras de negócio dentro do grupo bibliotecas.


Selecione a biblioteca desejada:


Clique no botão Nova regra de negócio:



Será aberto um modal com alguns campos para serem preenchidos. Ao finalizar, clique no botão Salvar:



A regra de negócio será criada com sucesso, porém, neste exemplo a mesma ainda não foi configurada:



1. Nome: Nome atribuído a regra.

2. Descrição: Descrição atribuída a regra. Este campo pode ser utilizado para explicar a finalidade da regra.

3. Evento: Evento da regra de negócio. O evento representa o tipo de regra que foi criada (se de consulta, importação de documentos, windows service e etc).

4. Ativa: Informa se a regra está ativada ou desativada. Essa informação não é transmitida através de um texto, mas através de um ícone (v). O texto na cor cinza representa regras ativadas e na cor vermelha regras desativadas.

5. Mensagem: Nessa coluna são exibidos os botões de ação das regras de negócio:

  • A. Configurações: Fornece acesso a tela de configuração da regra de negócio.
  • B. Editar: Permite editar as informações da regra.
  • C. Excluir: Permite excluir a regra.


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Como ativar e desativar uma regra de negócio?

Quando uma regra é ativada, o Orquestra ECM publica suas configurações no módulo em questão permitindo ao usuário utilizar tais configurações.

Já quando ela é desativada, todas as configurações são despublicadas impedindo o usuário de utiliza-las.

Depois de criada, para ativá-la clique no ícone (v) que encontra-se na coluna Ativa:


Regra de negócio ativada com sucesso:

  

Para desativá-la, clique no ícone (v) que encontra-se na coluna Ativa:


Regra de negócio desativada com sucesso:


Atenção! No caso do usuário acessar um módulo que possua uma regra desativada, uma configuração default, com todos os campos, será exibida. Além disso, os serviços não funcionarão.

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Como editar um evento de regra de negócio?

Ao editar as informações do evento, as configurações da regra não são afetadas, apenas as informações que compõem este evento são modificadas.

Na regra de negócio desejada, clique em Editar:

Efetue as alterações desejadas e clique no botão Salvar:

Regra salva com sucesso:


A lista de regra de negócio será atualizada:


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Como excluir um evento de regra de negócio?

Diferente da opção de ativar/desativar a regra, quando ela é excluída, todas as suas configurações também são excluídas, impedindo assim o usuário de utiliza-las. Neste caso, se surgir a necessidade de uso da regra excluída, a mesma deverá ser configurada novamente.

Clique em Excluir na regra desejada:

Confirme, clicando em Sim:

Regra de negócio excluída com sucesso:

Atenção! No caso do usuário acessar um módulo que não possua uma regra de negócio, uma configuração default com todos os campos será exibida, exceto para o módulo "Capturar Scanner", que não será carregado. Além disso, as regras que dependem de um windows service não funcionarão.


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