Alterar Senha

O usuário pode alterar a sua senha a partir da tela de login ou do Portal do Orquestra ECM.

Atenção! A alteração de senha está disponível apenas para usuários com autenticação Orquestra. Para usuários que realizam a autenticação por Active Directory (AD), a senha deverá ser alterada diretamente no sistema operacional.

É possível que a senha do usuário deva seguir alguns padrões, conforme determinado pelo administrador do sistema, como por exemplo criar uma senha que contenha: letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais. Além disso, é possível que a senha tenha tamanho máximo e mínimo, expire (ou seja, tenha que ser alterada) a cada X dias e que não possa ser igual às últimas senhas.

Por padrão, sempre que o usuário for cadastrado no Orquestra ECM, solicitar uma nova senha ou quando a mesma estiver expirada, será enviado por e-mail um link para definição da senha. O usuário também poderá alterar a senha sempre que desejar.

Como medida de segurança, sempre que uma senha é alterada o usuário é notificado por e-mail. Este e-mail contém as informações da data e hora da troca, ambiente utilizado e IP do computador que realizou a atualização.

Para verificar todas as formas de realizar uma troca de senha, acesse:


Trocar senha

Sempre que o usuário desejar, ele poderá alterar sua senha na página do Portal do Orquestra ECM. A opção de Trocar senha encontra-se dentro de Configurações pessoais:



No modal de troca de senha, informe os campos solicitados com a senha antiga e com a nova senha. Em seguida, clique em Alterar senha:

Atenção! A nova senha poderá depender de padrões como: letras maiúsculas e minúsculas, números, caracteres especiais, não ser igual a senhas anteriores e tamanho máximo ou mínimo, configurados pelo administrador do sistema.


Após o procedimento acima, será exibida uma mensagem informando que a senha foi alterada com sucesso. Clique em OK para fechar este modal e continuar utilizando o sistema. Também será enviado um e-mail para o usuário confirmando a alteração de senha:




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Primeiro acesso ao Orquestra ECM

Logo quando um usuário é criado, o usuário receberá um e-mail com um link para cadastro da sua senha de acesso:



O usuário também terá um prazo para acessar o link enviado por e-mail. Este prazo é variável e configurado pelo administrador do sistema. Após o prazo, o usuário será impedido de configurar a sua senha até que o administrador do sistema envie um novo link de redefinição.

Ao acessar o link, o usuário será redirecionado para uma página de redefinição de senha:



Atenção! A nova senha poderá depender de padrões como: letras maiúsculas e minúsculas, números, caracteres especiais, não ser igual a senhas anteriores e tamanho máximo ou mínimo, configurados pelo administrador do sistema.

Após definir a senha, o usuário será direcionado para a página de login.



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Esqueci minha senha

Quando o usuário esquecer a senha, é possível solicitar um link para sua redefinição a partir da própria página de login do Orquestra ECM. O link será enviado para o usuário por e-mail.

Na página inicial de login do Orquestra ECM, clique no link Esqueci minha senha:



Será necessário informar o usuário que deseja ter a senha alterada e preencher o captcha, de acordo com a imagem apresentada. Após preencher todos os campos, clique no botão Confirmar:



Será exibida uma mensagem informando que um link para redefinição de senha foi enviado para o endereço de e-mail cadastrado do usuário. O e-mail conterá um link para redefinição da senha:



Ao acessar o link, o usuário poderá informar a nova senha e efetuar o login no sistema, assim como descrito no tópico Trocar senha.

Atenção! A nova senha poderá depender de padrões como: letras maiúsculas e minúsculas, números, caracteres especiais, não ser igual a senhas anteriores e tamanho máximo ou mínimo, configurados pelo administrador do sistema.
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Senha irá expirar

O administrador do sistema poderá configurar uma temporalidade para senhas, fazendo com que a mesma expire a cada X dias e tenha que ser alterada.

O Orquestra ECM permite efetuar esta configuração e também permite exibir alertas ao usuário alguns dias antes do prazo final de expiração, deixando à cargo do usuário decidir se altera sua senha logo quando um alerta é exibido ou quando o prazo final de troca foi atingido.

Quando uma senha está próxima da data de expiração, assim que efetuado o login, o usuário é alertado:

Se não desejar alterar a senha nesse momento, clique em Não na mensagem e continue acessando o sistema normalmente. Você continuará sendo notificado sobre a troca de senha nos seus próximos logins até que o prazo expire.

Caso deseje alterar a senha, clique em Sim na mensagem e será carregada a página de redefinição de senha:



Após preencher os campos e clicar em Ok, será enviado um e-mail de confirmação sobre a troca de senha. Além disso, o usuário também será redirecionado para a página de login.

Atenção! A nova senha poderá depender de padrões como: letras maiúsculas e minúsculas, números, caracteres especiais, não ser igual a senhas anteriores e tamanho máximo ou mínimo, configurados pelo administrador do sistema.
Clique aqui para conferir o procedimento de redefinição de senha expirada.

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Senha expirada

Quando uma senha expira, significa que seu prazo para uso terminou e a mesma precisará ser alterada. Essa é uma medida de segurança de acesso que pode ser configurada pelo administrador do sistema.

Quando essa situação ocorre, logo após efetuar o login, o usuário será redirecionado para uma página de senha expirada e deverá efetuar a troca de senha:



Após preencher os campos e clicar em Ok, será enviado um e-mail de confirmação sobre a troca de senha. Além disso, o usuário também será redirecionado para a página de login.

Atenção! A nova senha poderá depender de padrões como: letras maiúsculas e minúsculas, números, caracteres especiais, não ser igual a senhas anteriores e tamanho máximo ou mínimo, configurados pelo administrador do sistema.
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Redefinição de senha

O administrador do sistema também poderá selecionar para que um e-mail de redefinição de senha seja enviado à um usuário:



Ao acessar o link presente no e-mail, o usuário poderá informar a nova senha e efetuar o login no sistema. Ele também receberá um e-mail de confirmação de alteração da senha.

Atenção! A nova senha poderá depender de padrões como: letras maiúsculas e minúsculas, números, caracteres especiais, não ser igual a senhas anteriores e tamanho máximo ou mínimo, configurados pelo administrador do sistema.

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