Usuários substitutos

Os usuários que necessitam se ausentar de suas atividades por algum período ou apenas delegar suas responsabilidades por períodos determinados ou indeterminados, podem cadastrar seus substitutos, permitindo a eles que assumam o login do usuário original e realize suas atividades sempre que necessário.

Sempre que um usuário for cadastrado como substituto, ele poderá acessar as mesmas configurações do usuário que o cadastrou, como se estivesse efetuando o login em seu lugar; entretanto, todas as atividades realizadas serão registradas no histórico dos documentos e nos logs de auditoria do sistema com informações sobre a substituição.

É possível acessar o gerenciamento dos substitutos na opção Substitutos, dentro do menu de Configurações pessoais.



Ao selecionar esta opção será possível visualizar a listagem de todos os substitutos cadastrados, assim como incluir um novo substituto ou editar/excluir um substituto já cadastrado.



Veja nos procedimentos abaixo como adicionar, editar ou excluir um substituto.

Para verificar como assumir o papel de outro usuário, verifique este procedimento.

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Adicionar substituto

Ao clicar no botão Adicionar substituto será carregado um formulário para seleção do usuário substituto, delimitação do período de substituição e inclusão de alguma observação.

Se o substituto for permanente (ou seja, sempre puder acessar o perfil), não especifique um período. Caso o período de ausência seja conhecido, informe a data de início e término em que a substituição será permitida. Também é possível informar o motivo pelo qual o usuário está sendo cadastrado, como férias ou realização de treinamentos.



Ao finalizar o cadastro, clique no botão Adicionar e o usuário será incluído como substituto.


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Editar substituto

Também é possível alterar algumas informações sobre o substituto, como o período de validade e observações. Para isso, clique em Editar ao lado do substituto que terá suas informações alteradas.



As informações do substituto selecionado serão apresentadas. Efetue as alterações desejadas e clique em Salvar.


Não é possível adicionar/editar um usuário substituto com períodos iguais definidos.

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Excluir substituto

Para excluir um substituto já cadastrado, clique em Excluir ao lado do usuário desejado.



Após confirmar a operação, o usuário será removido da listagem e não poderá mais substituir o usuário logado.


Também é possível gerenciar Usuários substitutos através do módulo de Usuários. Para consultar os procedimentos clique aqui.

Para verificar se você foi adicionado como substituto de outro usuário ou assumir o papel de outro usuário, verifique o seguinte procedimento.


Teclas de atalho: conheça as teclas de atalho presentes nesta funcionalidade clicando aqui.

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