Campo do tipo Arquivo - Visualizador

Esta funcionalidade está disponível a partir da versão 3.8 do Orquestra BPMS.

Esse tipo de campo permite adicionar um arquivo a um campo de formulário. Assim que o arquivo é adicionado o mesmo é carregado e exibido na tela. A exibição ocorrerá de forma que todas as páginas do documento estejam visíveis e, com isso, não haverá um scroll separado para o documento e outro para a tela da tarefa.

Figura 1: imagem de uma tela de execução de tarefa com um campo do tipo Arquivo - Visualizador.

Esse tipo de campo é ideal para ser utilizado em processos que possuam Assinatura Eletrônica ou Assinatura Digital de arquivos, pois permite aos usuários visualizarem o conteúdo do arquivo a ser assinado na íntegra.

São aceitos arquivos do tipo DOC, DOCX, PDF e RTF.

Download do documento assinado eletronicamente

Esta funcionalidade está disponível a partir da versão 3.8 do Orquestra BPMS.

Ao clicar no botão "Download documento assinado" é possível efetuar download de arquivos que foram incluídos no processo através de campos do tipo "Arquivo - Visualizador". O documento em questão terá, na última página, uma tabela contendo as assinaturas eletrônicas de todos os usuários que assinaram o documento.

Nessa tabela serão apresentadas as seguintes informações sobre a assinatura eletrônica:

  1. Nome, título do signatário e assinatura digitalizada;
  2. IP do dispositivo em que foi feita a assinatura
  3. Data de recebimento da tarefa de assinatura;
  4. Data de conclusão da tarefa de assinatura;
  5. Meios de autenticação utilizados: assinatura digitalizada, usuário e senhas pessoais, procuração eletrônica, confirmação do CPF/CNPJ, confirmação de dados do formulário do processo.

Download do documento assinado digitalmente

Esta funcionalidade está disponível a partir da versão 3.9 do Orquestra BPMS.


Quando um documento é assinado digitalmente há a possibilidade de visualizar as assinaturas realizadas no arquivo ou fazer o download do arquivo assinado:



Ao visualizar as assinaturas realizadas no arquivo são exibidas algumas informações de controle do certificado utilizado, como nome, CPF/CNPJ, e-mail e data da assinatura.