Capturar webcam

É possível incluir documentos em uma biblioteca através do módulo de Capturar webcam. Ao acessá-lo, a webcam do usuário será automaticamente ativada permitindo que fotos sejam tiradas para compor o documento. Também será possível selecionar arquivos salvos no computador do usuário ou nos Meus documentos.

Os campos do documento poderão ser preenchidos pelo usuário ou poderão ser automaticamente preenchidos no Orquestra ECM, utilizando a tecnologia de OCR.

Para consultar todas as funcionalidades disponíveis no módulo verifique os tópicos abaixo:


Como acessar o módulo de capturar webcam

O usuário poderá acessar o módulo de Capturar webcam das seguintes formas:

  • Barra superior: durante a navegação no sistema o usuário sempre poderá visualizar a barra superior. Nela existe o menu Novo e, dentro dele, o usuário poderá incluir documentos em uma biblioteca ao escolher a opção Capturar webcam:


Caso o usuário possua acesso à mais de uma biblioteca poderá ser exibida uma listagem de todas as bibliotecas que o usuário possui permissão para incluir documentos,:


Ao selecionar uma das bibliotecas o usuário será redirecionado para o módulo de capturar webcam.

  • Consulta de documentos de uma biblioteca: caso o usuário tenha realizado a consulta dos documentos armazenados em uma biblioteca e não tenha encontrado o documento desejado, ele poderá efetuar a sua inclusão clicando no botão Novo e escolhendo a opção Capturar webcam apresentada no menu:


Independentemente da forma de acesso ao módulo (menu superior ou via acesso direto à biblioteca), o módulo de Capturar webcam será apresentado:


↑ Voltar para o topo

Criando documentos efetuando a captura pela webcam

Somente é possível realizar a inclusão de documentos em uma biblioteca caso o mesmo possua algum arquivo, podendo ser este alguma imagem, apresentação, planilha, documento de texto, entre outros tipos. Também é possível configurar para que seja exibido um formulário com alguns dos campos da biblioteca, conforme definido pelo administrador do sistema.

Logo ao acessar o módulo de Capturar webcam o usuário visualizará as imagens de sua webcam. Após tirar algumas fotos ou selecionar os arquivos que devem ser armazenados no documento e preencher os campos desejados, clique no botão "Salvar". Automaticamente o documento será incluído na biblioteca do Orquestra ECM, estando disponível para consulta.

As imagens capturadas são salvas em formato .png.

Selecionando a origem dos arquivos

Os arquivos adicionados à um documento podem ter diversas origens, como imagens capturadas pela webcam, arquivos salvos no computador do usuário ou no módulo de Meus documentos . Também é possível selecionar arquivos armazenados em mais de um local, como tirar uma foto pela webcam e selecionar um arquivo salvo na máquina do usuário.


Veja abaixo mais detalhes sobre as formas de inclusão de arquivos ao documento:

  • Câmera: esta opção automaticamente estará ativa quando o usuário acessar o módulo, permitindo que tire fotos utilizando a sua webcam. É possível capturar quantas imagens desejar. Após capturar as imagens, preencha os campos desejados e clique em Salvar para armazenar o documento na biblioteca.


  • Carregar: esta opção permite que o usuário inclua no documento arquivos que estejam salvos em seu computador. Após selecionar os arquivos, preencha os campos desejados e clique em Salvar para armazenar o documento na biblioteca.

  • Meus documentos: ao escolher essa opção o usuário poderá selecionar arquivos que tenham sido salvos nos Meus documentos do usuário. Após selecionar os arquivos, preencha os campos desejados e clique em Salvar para armazenar o documento na biblioteca.

  • Arrastar arquivos: caso os arquivos que irão compor o documento estejam salvos no computador do usuário, eles poderão ser arrastados para a janela onde o Orquestra ECM está sendo acessado. Após este procedimento, preencha os campos desejados e clique em Salvar para armazenar o documento na biblioteca.

↑ Voltar para o topo

Carregamento parcial de documentos

O carregamento parcial de documentos é uma opção muito utilizada em situações onde o usuário seleciona uma grande quantidade de arquivos que farão parte de documentos diferentes. Assim, é possível selecionar apenas alguns arquivos, preencher os campos do formulário e efetuar o encerramento do documento.

Após o encerramento o módulo permanecerá aberto com os campos preenchidos e com os demais arquivos selecionados. Somente os arquivos que já foram inclusos no documento anterior serão removidos da listagem.

O usuário poderá criar quantos documentos desejar, até que não exista mais nenhum arquivo pendente de encerramento.


↑ Voltar para o topo

Carregamento automático de documentos

Também é possível efetuar o carregamento automático de documentos em uma biblioteca. Indicamos o uso dessa funcionalidade para situações onde o usuário não deverá efetuar o preenchimento de campos, realizando apenas a operação de capturar imagens ou selecionar os arquivos que farão parte do documento.

Quando essa configuração está ativa, logo após o usuário capturar as imagens ou selecionar os arquivos que irão compor o documento, o mesmo será automaticamente carregado para a biblioteca, sem que o usuário precise clicar no botão de Salvar.

Atenção! Para que o carregamento automático funcione, é necessário que o administrador do sistema tenha realizado a devida configuração na regra de negócio do módulo de Importação.

Essa funcionalidade aliada à extração de texto em imagens e o autopreenchimento de campos com expressões regulares é uma poderosa ferramenta para a inclusão de documentos em uma biblioteca com o preenchimento automático dos campos do formulário, eliminando a necessidade do usuário realizar a digitação do seu conteúdo.

↑ Voltar para o topo

Extração de texto em imagens e autopreenchimento de campos

Quando os campos do documento serão preenchidos com o mesmo conteúdo presente nas imagens capturadas, é possível utilizar a funcionalidade de extração de texto (também conhecida como OCR) e sugestão de preenchimento em campos.

Atenção! Para que a extração de texto e o autopreenchimento sejam apresentados, é necessário que o administrador do sistema tenha realizado a devida configuração na regra de negócio do módulo de Importação.

Para um bom uso desta funcionalidade, recomendamos que a imagem selecionada tenha o texto nítido e siga as seguintes boas práticas para melhorar a sua qualidade:

  • Resolução em 300 DPIs;
  • A imagem deve estar em tons de cinza (coloração);
  • Alinhamento do texto na horizontal;
  • Fundo da imagem com o texto deve estar limpo.

Quando a extração de texto estiver habilitada, ao capturar uma imagem, será exibido um quadrado abaixo do visualizador, com o conteúdo textual extraído (caso a imagem possua textos ou o motor do OCR reconheça o texto). Ao mesmo tempo, os campos do tipo texto presentes no formulário receberão a funcionalidade de autopreenchimento: ao iniciar a digitação de uma palavra serão apresentadas sugestões de texto para o preenchimento, de acordo com o conteúdo textual reconhecido na imagem que está sendo visualizada.


A extração de texto juntamente com o uso de expressões regulares também permite que os campos sejam automaticamente preenchidos, sem que o usuário precise iniciar a digitação do seu conteúdo; entretanto, é necessário efetuar algumas configurações no módulo, conforme descrito neste artigo.

Esta funcionalidade não é suportada em campos do tipo texto configurados para dupla digitação. Além disso, o texto extraído das imagens não será automaticamente salvo no banco de dados ao salvar um documento numa biblioteca. Para que isso aconteça é necessário ativar o serviço de Indexação de conteúdos.

O recurso nativo de OCR pode ser configurado de acordo com este procedimento.

Também é possível configurar para que o OCR das imagens seja realizado utilizando a API do Google Vision, ao invés do recurso nativo disponível na ferramenta. Para mais detalhes sobre a configuração clique aqui.

↑ Voltar para o topo

Manipulando imagens capturadas

Após uma imagem ser capturada é possível realizar as seguintes manipulações:

  • Renomear imagem: após a imagem ter sido capturada o seu nome será apresentado na listagem de arquivos. Ao clicar no ícone em formato de lápis será possível alterar o seu nome.


  • Excluir imagem: após a imagem ter sido capturada o seu nome será apresentado na listagem de arquivos. Ao clicar no ícone em formato de X será possível removê-la da listagem e, assim, a imagem não estará disponível para inclusão no documento.

↑ Voltar para o topo

Extensões suportadas para visualização

Este módulo possui suporte para exibição das extensões mais comuns de arquivos. Quando uma extensão não é suportada, é exibido um aviso para o usuário, juntamente com a opção de realização de download do arquivo.

As extensões suportadas para visualização são:

  • Imagens: .bmp, .gif, .jpeg, .jpg, .png, .tif, .tiff;
  • Documentos: .doc, .docx, .htm, .html, .odp, .ods, .odt, .pdf, .ppt, .pptx, .rtf, .txt, .wpd, .wps, .xls, .xlsb, .xlsx, .xml1, .xps;
  • Áudio: .mp3, .wav2;
  • Vídeos: .mp4, .ogv, .webm;
  • Demais: os demais arquivos podem ser armazenados no Orquestra ECM, porém, sua visualização não é suportada.

1 São suportados XMLs de notas ficais e notas fiscais de cancelamento.

2 Arquivos de áudio do tipo .wav não podem ser reproduzidos no Internet Explorer.


↑ Voltar para o topo

Funcionalidades disponíveis no módulo

Confira abaixo as funcionalidades disponíveis no módulo:

Atenção! A exibição de cada uma das funcionalidades dependerá das permissões de acesso que o usuário possui.
Funcionalidades disponíveis no acesso ao módulo.

OpçãoFunção
1Biblioteca: informações sobre a biblioteca que está sendo acessada;
2Arquivos: listagem de arquivos que podem compor o documento;
3Formulário: listagem de campos da biblioteca disponível para preenchimento;
4Barra de ferramentas: contém algumas funcionalidades para otimizar a visualização dos arquivos;
5Visualizador: apresenta a visualização do arquivo selecionado;
6Extração de conteúdo: apresenta o texto extraído da imagem exibida no visualizador.

Informações sobre bibliotecas.

OpçãoFunção
1Voltar: permite retornar para a listagem de bibliotecas que o usuário possui acesso;
2Nome da biblioteca: nome da biblioteca que está sendo visualizada.

Seleção de arquivos e listagem de arquivos selecionados.

OpçãoFunção
1Carregar: permite selecionar um arquivo que está salvo no computador do usuário para compor o documento;
2Meus documentos: permite selecionar um arquivo que está salvo nos Meus documentos do usuário para compor o documento;
3Câmera: aciona a webcam do usuário, permitindo que o mesmo tire algumas fotos para compor o documento;
4Seleção de arquivo: permite selecionar os arquivos que serão incluídos no documento;
5Miniatura: apresenta um ícone representando a extensão do arquivo;
6Nome do arquivo: apresenta o nome de cada arquivo selecionado para compor o documento;
7Renomear: permite renomear o arquivo;
8Excluir: exclui o arquivo da listagem, fazendo com que o mesmo não seja incluído no documento a ser criado.

Exibição de campos da biblioteca.

OpçãoFunção
1Campo: apresenta o título do campo (também chamado de indexador);
2Valor preenchido: apresenta o valor preenchido para o campo (também chamado de indexador);
3Salvar: salva o documento na biblioteca;
4Limpar: limpa o conteúdo preenchido nos campos do formulário.

Funcionalidades disponíveis na barra de ferramentas.

OpçãoFunção
1Primeiro arquivo: apresenta o primeiro arquivo do documento;
2Arquivo anterior: apresenta o arquivo anterior ao que está sendo visualizado;
3Informar arquivo: permite informar o arquivo que se deseja visualizar, além de exibir o total de arquivos selecionados;
4Próximo arquivo: exibe o arquivo seguinte do que está sendo visualizado;
5Último arquivo: apresenta o último arquivo selecionado para visualização;
6Rotacionar para a esquerda: caso esteja sendo visualizada uma imagem, é possível rotacioná-la quantas vezes desejar para o lado esquerdo (sentido anti-horário);
7Rotacionar para a direita: caso esteja sendo visualizada uma imagem, é possível rotacioná-la quantas vezes desejar para o lado direito (sentido horário);
8Zoom de área: caso esteja sendo visualizada uma imagem, é possível selecionar um trecho da mesma, ampliando com o zoom o pedaço selecionado;
9Auto focus: caso o zoom por área esteja ativo, é possível clicar neste ícone e retornar o cursor do mouse para uma seta;
10Mais zoom: aumenta o zoom em imagens;
11Menos zoom: diminui o zoom em imagens;
12Ajustes de imagem: exibe um menu com algumas funcionalidades que permitem ajustar a exibição da imagem em tela;
12.1Valores fixos para zoom: permite selecionar um valor fixo que será aplicado ao zoom da imagem;
12.2Ajustar horizontalmente: permite ajustar o tamanho de imagens horizontalmente, até atingir a extremidades laterais direita e esquerda do visualizador;
12.3Ajustar verticalmente: permite ajustar o tamanho de imagens verticalmente, até atingir as extremidades superior e inferior do visualizador;
12.4Ajustar à janela: permite ajustar o tamanho de imagens. A imagem será expandida até atingir a extremidade (superior/inferior ou laterais) mais próxima.

Captura de imagens.

OpçãoFunção
1Webcam: ativação da webcam para exibição de imagens;
2Capturar: permite capturar a imagem que está sendo exibida pela webcam;
3Repetir: descarta a imagem que foi capturada pela webcam;
4Confirmar: confirma que a imagem capturada pela webcam deverá fazer parte da listagem de arquivos do documento.

Reconhecimento de texto em imagens.

OpçãoFunção
1Texto extraído: apresenta o texto extraído da imagem que está sendo visualizada;
2Ajuda: ajuda caso exista algum problema no texto extraído das imagens;
3Status da extração: apresenta o status da extração do texto da imagem (extraindo texto ou texto extraído)

↑ Voltar para o topo